Vereador quer barrar uso de símbolos cristãos na Parada Gay
- Da redação
- há 5 dias
- 1 min de leitura
Atualizado: há 5 dias

O vereador de Cuiabá, Rafael Ranalli (PL), quer impedir o uso de símbolos cristãos na Parada do Orgulho LGBTQIA+ na Capital mato-grossense, por meio de um projeto de lei. A proibição alcançaria a comunidade em eventos como marchas, desfiles, manifestação ou celebração.
Na justificativa da proposta, argumenta que lei seria um "mecanismos de proteção aos símbolos religiosos cristãos", devido ao seu valor espiritual, cultural, histórico e identitário para grande parte dos cuiabanos.
Se for aprovada pelo plenário da Câmara e sancionada pelo prefeito, Abilio Brunini (PL), que tem reduto eleitoral na ala evangélica, a comunidade não poderá usar qualquer símbolo; objetos como bíblia, terço, crucifixo, cruz; figuras sacras e outros elementos ligados à fé cristã, com cunho de zombaria ou difamação.
Ainda conforme o texto, em caso de descumprimento, inicialmente, haverá advertência, mas em caso de reincidência, Ranalli quer multa de R$ 50 mil por cada símbolo utilizado. Além disso, será passível de suspensão de autorização para a realização de eventos similares por até 3 anos.
Comments