top of page

Janaina defende assentados e aponta lobby de poderosos: "Não é só MST que invade"

  • Da redação
  • 9 de jan.
  • 2 min de leitura
Angelo Varela/ALMT
Angelo Varela/ALMT

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) detonou, nesta quarta-feira (8), o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) por anulação de matrículas de propriedades de mais de 100 famílias do assentamento São Jorge, no distrito de Conselvan, em Aripuanã (a 957 km de Cuiabá). Em forte desabafo durante sessão ordinária, a parlamentar disparou contra "poderosos" que usam de influência para também roubarem terras no estado mato-grossense.


Janaina relatou que as famílias correm o risco de serem despejadas a qualquer momento e sustenta que havia um litígio sobre a titularidade real da área, porém, em 2010 transitou em julgado uma decisão de que as terras não pertenciam às pessoas que reivindicavam para si a propriedade.


Segundo ela, diante da situação, os pequenos produtores que haviam comprado suas terras dos antigos proprietários passaram a lutar pela titularidade da terra junto ao Intermat, porém, no final de 2023, descobriram que as matrículas haviam sido canceladas porque o litígio da ação, que já estava transitado em julgado, foi comprado por um escritório de advocacia que conseguiu cancelar a decisão na Justiça.


Janaina questionou se o Intermat teria feito o possível para ajudar as famílias e ainda indagou como um ação em trânsito julgado foi anulada: "O Intermat deveria de forma mais concisa defender o direito dessas famílias assentadas lá no Assentamento São Jorge. Conheço muitas das famílias de lá. A nossa preocupação é a seguinte: o Intermat fez tudo que poderia fazer por essas famílias?".


"Nós vamos virar um estado de terra sem lei? Quem faz Invasão de terra não é só MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra], não. Tem muita gente rica tomando terra de povo humilde, aliás é o que mais tem. Ricos usando o Judiciário, advogados bons e tomando terra do pequeno produtor. Mais do que MST aqui em Mato Grosso, que aliás eu sou contra, é esse povo poderoso roubando terra do pequeno produtor", acusou Janaina.


Além da emedebista, outros parlamentares como Dilmar Dal Bosco (União Brasil) e Gilberto Cattani (PL) se manifestaram em defesa dos assentados e, durante a sessão, decidiram montar uma comissão de parlamentares para acompanhar de perto o caso e tomar as medidas necessária. (Fonte: Rdnews e assessoria)

Comentários


Todos os Direitos Reservados - Marco Central
Fone: (65) 9 92972209

bottom of page