Flávia inicia desinstalação de radares fixos em VG
- Da redação
- há 4 dias
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Várzea Grande inicia, a partir das 0h desta terça-feira, 13 de maio, o desligamento de 10 pontos de radares fixos de velocidade em vias públicas da cidade. A ação resultará na remoção gradativa de 36 equipamentos de fiscalização eletrônica — sendo 20 localizados em trechos de ida e volta e outros 16 em vias transversais. Coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, sob a gestão do secretário Lucas Ribeiro Ductievicz, a medida trará uma economia mensal de R$ 158.296,00 aos cofres públicos.
Os pontos que estão sendo desativados já cumpriram sua função educativa e punitiva ao longo dos últimos dois anos, e a medida está em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os equipamentos serão devolvidos à empresa responsável.
Conforme a prefeita Flávia Moretti (PL), a ação visa uma estratégia mais ampla de modernização e diversificação dos mecanismos de fiscalização e controle de tráfego, visando maior efetividade nas ações de prevenção de acidentes e promoção da mobilidade segura. “Nossa ação também é pelo clamor popular. Andando por Várzea Grande, como sempre faço, escuto muitos pedidos para essa retirada. Vamos fazer aos poucos de forma cronológica, segura e estratégica”, conta Moretti.
Segundo a Coordenadoria de Mobilidade Urbana, os condutores que utilizam essas vias diariamente demonstraram, por meio de comportamento adequado no trânsito e baixa taxa de infrações, que estão devidamente educados. “De acordo com o CTB, é permitida a retirada dos equipamentos após o cumprimento do período educativo e também o remanejamento para vias que apresentem maior índice de acidentes. Com a mudança, o Município continuará com 21 pontos de fiscalização eletrônica ativos, reafirmando que é possível ter um trânsito seguro sem depender exclusivamente de radares”, pontua o coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar de Arruda.
Confira os pontos os quais os radares serão retirados:
Avenida Presidente Arthur Bernardes – bairro Ipase (40km/h)
Avenida Doutor Paraná – loteamento Dom Orlando Chaves (60km/h)
Avenida Arnaldo do Mapim, antiga DNER – bairro Mapim (60km/h)
Alameda Júlio Muller – bairro Alameda (60 km/h)
Avenida Vereador Jorge Witzak com Avenida Gonçalo Botelho de Campos – bairro Cristo Rei (50km/h)
Avenida Prefeito Murilo Domingos – Cohab Cristo Rei (60km/h)
Avenida Ary Leite de Campos – Itororó/Marajoara (50h/h)
Avenida Filinto Muller com Castelo Branco – Centro (50km/h)
Rua Mamede Untar X AV. Sen. Filinto Müller - Centro (50km/h)
Travessa Humaitá com Filinto Muller – Centro (50km/h)
Comments