top of page

Abilio defende terceirização da gestão escolar e retorno de diretores às salas de aula

  • Da redação
  • 10 de ago.
  • 2 min de leitura
Luiz Alves
Luiz Alves

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que a meta de sua gestão para a área da Educação é devolver os diretores do ensino fundamental às salas de aula e terceirizar a gestão escolar. A proposta prevê que outro ente possa assumir a administração administrativa, financeira, de recursos humanos e até a infraestrutura, como serviços de limpeza e segurança. De acordo com ele, a parte pedagógica não será afetada com a mudança.


Modelos semelhantes já são aplicados em outras regiões do Brasil, seja com empresas assumindo a gestão das unidades escolares ou por meio de parcerias no formato cívico-militar. Abilio declarou preferência por essa segunda opção, por acreditar que os pais aprovariam a disciplina e o ensino mais focado.


“Nós já estamos discutindo a terceirização da gestão, não a parte pedagógica, mas a gestão. Se necessário, fazer parceria para transformar em cívico-militar [...] Eu já falei para ele [secretário de Educação, Amauri Monge] que não quero fazer esse procedimento [edital para novos diretores]. Só faria esse procedimento em último caso. O que eu gostaria é terceirizar a gestão da rede escolar, esse é o meu desejo”, comentou o prefeito.


Inicialmente, o chefe do Executivo utilizou o termo “privatizar” para descrever a proposta, o que gerou críticas e ressaltou que a responsabilidade pela rede de ensino fundamental é do município. Agora, adotou o discurso de “terceirização” da gestão, o que, na prática, significa alterar a forma de gerência das escolas: “Esse é um desejo nosso [que os atuais diretores retornem para as salas de aula]”.


Sobre a possível implantação de escolas cívico-militares, Abilio mencionou que há diversas possibilidades de parceria, inclusive com o Governo do Estado, que vem expandindo esse modelo em Mato Grosso. Segundo ele, os estudos para implementação já estão em andamento.

 
 
 

Comentários


Todos os Direitos Reservados - Marco Central
Fone: (65) 9 92972209

bottom of page